Os Amores de Philippe

Que tipo de amor você já viveu?

Que tipo de amor você já viveu?

Os Amores de Philippe

Que tipo de amor você já viveu? Há o primeiro que não se esquece, o platônico, o não correspondido, o secreto, aquele que te pega desprevenido e muitos outros. Só você, no seu íntimo, saberá a qual já se entregou.

Mas nada nos impede de conhecermos Os Amores de Philippe: jovem, bem educado em Paris e que se envolve em um turbilhão sentimental. E quem escreve com maestria este folhetim é um dos maiores autores franceses - que por aqui passou despercebido: Octave Feuillet.

Foi o amor pelos livros que levou a equipe da Editora Madamu a resgatar uma rara edição importada que estava esquecida e empoeirada na estante de um sebo: que descoberta! Um texto fluido, interessante, mas prejudicado por uma tradução descuidada (feita em Portugal no início do século XX).

A busca pela qualidade e a curiosidade nos levaram a Paris e, no acervo da BNF, conseguimos a primeira edição de 1877. A partir daí, o desafio foi realizar uma nova tradução que resgatasse as qualidades históricas e literárias do texto, incluindo notas que permitissem a você, leitor dos dias atuais, mergulhar no universo aristocrático, fino e elegante da sociedade parisiense do fim do século XIX: um ambiente que Feuillet sabia descrever como poucos.

A cada releitura, novas sutilezas são percebidas. E vemos que, não por acaso, Feuillet foi eleito membro da Academia Francesa de Letras. Assim como acontece nos grandes folhetins, quando estávamos certos de que o livro nunca tinha sido publicado no Brasil, veio a reviravolta: na Biblioteca Nacional existe um exemplar dos Amores de Philippe publicado pela Livraria Garnier do Rio de Janeiro no mesmo ano de seu lançamento.

Que espanto! Que mistério e que tema para novas pesquisas. E cabe um agradecimento à equipe da Biblioteca Nacional que nos mandou a imagem do frontispício daquele exemplar. No próximo post, vamos contar o desfecho deste mistério e vocês saberão como Octave Feuillet passou muito perto da Academia Brasileira de Letras.
A Bientôt!

COLEÇÃO FOLHETIM EM GRANDE ESTILO
Os Amores de Philippe
é o segundo título da Coleção Folhetim em Grande Estilo: os livros desta coleção são impressos com letras grandes, projeto gráfico e papel que privilegiam o conforto da leitura. Por isso, são apropriados para todos os leitores, inclusive idosos ou com acuidade visual reduzida.

Os livros da Editora Madamu são vendidos exclusivamente em nossa loja virtual: Compre aqui e receba em casa, com toda a comodidade e frete grátis.

Compartilhe este post:

Posts Relacionados:

Deixe um Comentário